sábado, 16 de janeiro de 2016




Por que sentimos dor após o exercício?

A percepção de dor é uma característica pessoal e depende da resistência que cada indivíduo tem a ela.

A Dor Muscular de Início Tardio é caracterizada como sendo uma sensação de desconforto e/ou dor na musculatura esquelética que ocorre algumas horas após a prática do exercício. 


O aumento da sobrecarga imposta a musculatura induz ao dano muscular e à dor muscular tardia que podem ocorrer em diferentes magnitudes dependendo do tipo de contração, tipo de exercício, velocidade de movimento, tempo de intervalo entre as séries, acometendo principalmente iniciantes.

Os sintomas de dor aparecem, geralmente, 8 horas após o término do esforço, alcançando intensidade máxima entre 24 e 72 horas, podendo persistir por até 7 dias. 



Para amenizar as dores

Consuma bastante líquido: a hidratação é importante não apenas para regular a temperatura do corpo e expelir toxinas, mas também para prevenir lesões. Um músculo desidratado esta mais suscetível a distensões e rompimentos. 

Alimente-se corretamente: Uma nutrição adequada afeta de forma direta a saúde dos ossos e músculos. O que você come pode torná-lo mais ou menos propício a ter lesões. 

Durma bem: é importante permitir que o corpo todo e seus sistemas se recuperem, e só se consegue isso com sono adequado. Durante o sono o corpo produz hormônio de crescimento, um instrumento vital para a recuperação e reparação das células danificadas. 
A quantidade de sono varia de pessoa para pessoa, algumas precisam de 6 a 7 horas para se sentirem bem enquanto outros necessitam de 8 ou 9 horas.




Fonte:
Guia de Prevenção E Tratamento de Dores E Lesões Por DAGNY SCOTT BARRIOS
Denis Foschini, Jonato Prestes, Mário Augusto Charro. RELAÇÃO ENTRE EXERCÍCIO FÍSICO, DANO MUSCULAR E DOR MUSCULAR DE INÍCIO TARDIO Rev. Bras.Cineantropom. Desempenho Hum. 2007;9(1):101-106

domingo, 10 de janeiro de 2016

Exercício para definir abdômen


Exercícios abdominais que ativam a flexão do tronco podem ser problemáticos para indivíduos com patologias lombares discais, devido ao aumento da pressão intradiscal e da compressão da lombar.

 Um programa de estabilização central ajuda no ganho de força muscular, controle neuromuscular, potência e resistência muscular, com o objetivo de facilitar o funcionamento muscular equilibrado.

Esses exercícios, combinados com exercícios aeróbicos irão te ajudar a definir o abdômen e fazer sumir aquela gordurinha que tanto incomoda. 

 

DICAS:

  • Tenha sempre o acompanhamento de um profissional especializado, assim você executará o exercício de maneira segura e sem lesões. 
  • Comece com 30 segundos e aumente o tempo progressivamente até alcançar a meta.




 FONTE:The importance of central stabilization in Pilates method: a systematic review.Fisioter. mov. vol.25 no.2 Curitiba Apr./June 2012.








sábado, 9 de janeiro de 2016

Partiu Treino!


Existe um número recorde de pessoas, por todo o lado, correndo, andando, nadando ou se exercitando de várias maneiras.

E é justamente por isso que estamos aqui!

Aqui você encontra muitas dicas para melhorar seu condicionamento, sua estrutura corporal, sua auto estima e seu treino. 

A principal dica e a mais importante é: NÃO FIQUE PARADO, MOVA-SE.

 Então: #PARTIU TREINO!